Rotina ginecológica

Quando deve ser minha primeira consulta ao ginecologista?

Você lembra sua primeira consulta ao ginecologista? Provavelmente você não foi sozinha e nem sabia o porque da consulta, não e mesmo?

Frequentemente as mulheres consideram o ginecologista como o medico principal, criando um vinculo e estabelecendo rotinas com ele. Não existe um consenso de quando a primeira consulta deve ser realizada, mas eu oriento que a adolescente/mulher procure o ginecologista sempre que existir uma queixa ou quando ocorrer a primeira menstruação.

A consulta ginecológica é para ser encarada como um momento de autocuidado, sem medo, tabus ou constrangimento. Lembre-se que o profissional esta la para te ajudar, e não para julgar qualquer atitude ou decisão sua. Mas se um puxão de orelha for necessário para você cuidar mais da sua saúde vamos dar!

Depois de todo o bate papo inicial, chamado de anamneses, o exame físico é indispensável. Sim, não tem como escapar do exame ginecológico, seja uma consulta de rotina ou não.

Medidas antoprometicas e aferir a pressão arterial vão iniciar esse exame. As mamas também fazem parte do seu corpo, então elas também serão avaliadas. E por ultimo o exame de inspeção da região vulvoperineal, exame especular e o toque vaginal se indicado. No caso de pacientes que não iniciaram atividade sexual os dois últimos não serão realizados.

Cada faixa etária possui uma rotina de exames a serem realizados na consulta e solicitados, vou explicar mais sobre essa avaliação periódica em outro momento.

E não se esqueça, para você confiar no seu medico, você precisa ter empatia com ele, o santo precisa bater! Se você o escolheu é porque confia nas decisões que vocês vão tomar juntos!

E ai, já foi no seu ginecologista esse ano?

Deixe um comentário